Curadoria

macroterritório 1

Tacila Mendes

Tacila Mendes é Graduada em Comunicação Social/Rádio e TV pela Universidade Estadual de Santa Cruz, onde também fez especialização em Audiovisual e em Gestão Cultural (em andamento). Atua há 11 anos na assessoria de comunicação de projetos culturais e sociais. Trabalhou como redatora e fotógrafa da Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, em Salvador, de 2013 a 2016. Em Ilhéus, atuou na gerência de comunicação do Instituto Nossa Ilhéus, de 2016 a 2020, fortalecendo uma agenda sustentável para o sul da Bahia. Criou o curso de fotografia para iniciantes “Mão na Máquina” (2011) e é uma das cantoras-fundadoras da banda Mulheres em Domínio Público. Mais no site: www.conectacila.com. Atualmente, é uma das pesquisadoras do Instituto Superior de Sustentabilidade e atua no mapeamento cultural realizado pelo Programa de Valorização da Cultura, que tem por objetivo inventariar o patrimônio imaterial da área do Porto Sul, no norte de Ilhéus, e cuja execução é uma exigência legal vinculada à validade da licença para a realização do empreendimento.

macroterritório 2

Ziati Franco

Ziati Franco, homem trans, produtor, Coach Artístico e contrabaixista, atua com gestão de pessoas e tem mais de 10 anos de experiência no campo artístico musical. Como músico, trabalhou com artistas como Preta Gil, Majur, Luedji Luna e Larissa Luz. Possui uma produtora com foco em mulheres negras, a Estação Zinha, que assessora e divulga trabalhos artísticos de diferentes artistas negras de Salvador e do Brasil, lançou a Banda Panteras Negras, primeira banda instrumental negra LGBTQI+ do mundo, ao qual é produtor artístico e contrabaixista.

curador-MacroVermelho_Ziati Franco-r
curador-MacroVerde_Igor Gnomo-r

macroterritório 3

Igor Gnomo

Igor Gnomo natural de Paulo Afonso (BA), instrumentista, compositor, empreendedor e produtor musical / cultural, apresenta um trabalho autoral instrumental com sonoridade pertinente ao Jazz / rock em simbiose com a música nordestina, representando a música instrumental produzida na Bahia em diversos festivais dentro e fora do país, comparticipações e apresentações ao lado de nomes como Armandinho Macedo, Luciano Magno, Luiz Carlini, Sandy Alê, Gabriel Pensador. Igor é idealizador e curador do Paulo Afonso Jazz Festival e também segue produzindo artistas da atual cena independente da Bahia.

macroterritório 4

Maryanne Dultra Bastos

Produtora Cultural, arte-educadora, griô aprendiz, coordenadora do Ponto de Cultura Circo do Capão.

curador-MacroAzul_Maryanne Bastos-r
curador-MacroLaranja_Chris Ramos-r

macroterritório 5

Chris Ramos

Chris Ramos é Web Designer, Bacharela em Design Gráfico pelo Centro Universitário Carioca (Unicarioca) no Rio de Janeiro, pós-graduada nos Cursos de “Artes e Ação Cultural” e “Produção Audiovisual”, ambas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB. É ativista e agente cultural na cidade de Santa Maria da Vitória, oeste da Bahia, onde tem em sua pauta, ações voltadas para a valorização do Patrimônio Cultural, em especial, de bens imateriais da região que atua. É autora e diretora do Documentário poético “Divino Cafundó”, idealizadora de Projeto “Eu Crio” – um suporte a artistas e produtores culturais através da internet, e atuante em diversas produções artísticas de sua região.

macroterritório 6

Patrícia Chaves

Patrícia Chaves tem formação em Cinema e Audiovisual, atua como Produtora, Diretora, Roteirista e Montadora. Tem em seu repertório curtas-metragens como “Sofrê” Roteiro e Produção; “ Encontros e Despedidas “ inspirado no conto de Caio Fernando Abreu “ O Dia em que Júpiter Encontrou Saturno “ Roteiro, Produção e Direção; O Doc. “ O Brasil Que Não se vê na TV “ Produção e Direção, entre outros. Também é Produtora Cultural, Diretora e Produtora de Teatro com inúmeras montagens de espetáculos, além de ministrar cursos, oficinas e workshop de roteiro, teatro e interpretação para teatro, cinema e tv.

curador-MacroLilás_Patrícia Chaves-r